terça-feira, 26 de julho de 2011

Boxe para Novo Nordisk


http://mudandodiabetes.com.br/


Boxe
Esporte que exige disciplina tática, o boxe é considerado um jogo de xadrez no ringue. Sua prática é marcada por movimentação, reação, defesa, esquiva e ataque. Não há prioridade entre atacar e defender. Para obter sucesso, é preciso analisar o melhor momento para cada uma das alternativas. Um exemplo clássico é a luta entre Muhammad Ali e George Foreman, realizada em 1974, no Zaire, um espetáculo de técnica e tática. Ali passou grande parte da luta recebendo golpes de Foreman até cansá-lo para poder reagir e vencer a disputa.
Principais golpes de boxe: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto (soco frontal) e upper (conhecido como gancho, de baixo para cima atingindo o queixo).

Um pouco da história
O primeiro registro de uma luta semelhante ao boxe se deu na Grécia e era uma das modalidades disputadas nas Olimpíadas da Antiguidade. Nele, os lutadores competiam usando faixas de couro nas mãos para proteger os dedos e lutavam até que um dos competidores caísse ou admitisse a derrota. O domínio romano sobre a região tornou o jogo mais violento, exigindo que os jogadores lutassem até que um dos dois morresse.
Na Inglaterra do século 17, a luta recebeu o nome de boxe (do inglês box - esmurrar) e, no século 19, regras para amenizar sua violência foram criadas pelo nobre inglês Marquês de Queensbury. É neste momento que se estabelece o ringue como espaço da luta, separando o público dos atletas pelas cordas, e o tempo de 3 minutos para cada assalto, com intervalo de 1 minuto entre eles. Curiosidade: Assalt em inglês não é assalto, mas uma nomeação de ataque, como quando uma tropa, por exemplo, vai atacar uma posição inimiga.
A primeira luta com luvas, divisão de pesos e limitação de rounds foi feita entre o norte-americano John Lawrence Sullivan, então campeão mundial de boxe sob as antigas regras, e James John Corbett, em 1892, nos EUA. Corbet venceu e manteve o título até 1897. O esporte entrou nos Jogos Olímpicos em 1904, em Saint Louis, somente com competidores americanos.
Boxeadores que fizeram história: Rocky Marciano, Muhammad Ali (Cassius Clay), Teofilo Stevenson, Joe Frazier, George Foreman, Lennox Lewis, Jeff Fenech, Sugar Ray Leonard Mike Tyson e Evander Holyfield.
No Brasil, o representante máximo do esporte foi Éder Jofre, único brasileiro campeão mundial em duas categorias - galo (1961) e pena (1973). Maguila foi campeão sul-americano e, em 1989, foi o segundo colocado no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB). Acelino Popó Freitas tornou-se campeão mundial superpena pela Organização Mundial de Boxe ao vencer o russo Anatoly Alexandrov por nocaute em 1999.
Principais características e benefícios
O esporte melhora o condicionamento físico muscular e cardiovascular, a coordenação motora e a percepção de tempo e espaço. O gasto calórico em 1 hora e meia de aula é de aproximadamente 1.000 Kcal. O boxe oferece poucos riscos se praticado com as proteções para a boca, cabeça, mãos, genitais e seios. Tríceps, costas, bíceps e panturrilha são os principais grupos musculares trabalhados na prática do esporte.

Dicas e cuidados
• O treinamento do boxe é intenso, por isso o trabalho cardiovascular é muito importante para aguentar o ritmo da luta. Pular cordas e treinar socos segurando pesos ou com um saco de areia melhora o rendimento físico.
• Usar equipamentos de proteção são necessários para que você e seu parceiro de luta não se machuquem, além de melhora a performance do ritmo e movimentos.
• Ataduras são essenciais para proteger as mãos, pois seguram os ossos enquanto ocorrem os impactos dos socos.
• Para os dentes, cortes na boca e mandíbula, use protetor bucal.
• Há luvas de diversos formatos para objetivos distintos. As de foco aparador são ideais para o treino de socos e golpes. As pequenas, mais leves, dão velocidade ao movimento e técnica ao lutador. As luvas mais pesadas amortecem o impacto do soco.

Saiba mais
• Confederação Brasileira de Boxe: http://www.cbboxe.com.br/
• Federação Paulista de Pugilismo: http://www.fppugilismo.org.br

Consulte sempre o seu médico. É de fundamental importância certificar-se que você pode se exercitar sem riscos. Ele é o profissional adequado para orientá-lo quanto a melhor prática esportiva de acordo com seu perfil e objetivos de saúde.