terça-feira, 26 de julho de 2011

Kung Fu para Novo Nordisk

http://mudandodiabetes.com.br/

Wushu, em mandarim (arte da guerra), o termo Kuoshu (arte nacional) foi imposto pelo governo chinês para designar a arte marcial de forma mais nacionalista. No Brasil, Kung Fu pode significar "tempo e habilidade", "trabalho duro", conhecimento adquirido por meio de esforço ou competência na luta corporal.
Um pouco da história
Originário da China, o Kung Fu nasceu da necessidade dos antepassados de se defenderem de animais ferozes e ataques de inimigos. Por milênios, vem disciplinando seus praticantes acerca do respeito ao outro e ao conhecimento do próprio corpo.
Com mais de 300 estilos diferentes, são classificados em duas categorias: Waijia, escola externa, e Neijia, escola interna. A escola externa agrupa a maior parte dos estilos do Templo Shaolin, que ficou famoso por ter sido responsável pelas traduções dos manuscritos budistas para o chinês e foi o local onde o monge indiano Tamo ensinou movimentos para que os monges exercitassem o corpo e pudessem ter força após a transcrição para a meditação. Esses movimentos foram enriquecidos e, mais tarde, constituíram o Kung Fu. Nesta escola, os movimentos são direcionados ao desenvolvimento físico, marcial e, assim, são baseados nos animais, como o tigre, o louva a deus, a garça. A escola interna desenvolveu movimentos para o crescimento da energia interna, o Chi. Conhecida a partir do templo do Monte Wudang, que enfatizava estilos tradicionais, como o Tai Chi Chuan.
No kung fu há uso de algumas armas, como o bastão, a lança e a espada, que remete à evolução das técnicas em função de combates de guerra, que caíram em desuso com advento da arma de fogo, mas que ainda fazem parte da prática da arte marcial.
A arte marcial segue algumas correntes filosóficas. São elas: CHI - valoriza e trabalha em favor de firmar o caráter; HEI - propaga a ideia de desprendido de valores; JUNG - para o desenvolvimento de coragem e heroísmo; WAI – une os valores das demais filosofias.
Principais características e benefícios
A prática de kung fu é a harmonização do corpo físico e da mente, fortalecendo-os e aliviando ansiedades, estresse e tensões da vida diária. O esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades e sexos.
Seus principais benefícios são:
• Físicos: coordenação motora, força, resistência, flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda controle do aumento e diminuição do peso.
• Emocional e mental: proporciona segurança, tranquilidade e controle, desenvolvimento do raciocínio, maior atenção e concentração mental.
• Defesa Pessoal: oferece técnicas de defesas diversas.
Dicas e cuidados
É importante escolher academias capacitadas, com professores diplomados e certificados que te ofereçam o suporte de bons profissionais, além de acompanhamento médico para que suas aulas sejam melhor aproveitadas.
Saiba mais sobre o esporte

Federação Paulista de Kung Fu (FPKF) http://www.fpkf.com.br/

Consulte sempre o seu médico. É de fundamental importância certificar-se que você pode se exercitar sem riscos. Ele é o profissional adequado para orientá-lo quanto a melhor prática esportiva de acordo com seu perfil e objetivos de saúde.