terça-feira, 26 de julho de 2011

Capoeira para Novo Nordisk

http://mudandodiabetes.com.br/

Trazida ao Brasil pelos mesmos navios negreiros que desembarcavam escravos, oferecia também como parte da cultura dos que aqui chegavam a capoeira, ao mesmo tempo esporte, dança, luta, arte marcial, cultura popular e música. A palavra capoeira refere-se a muitos significados, um deles às áreas de mata rasteira do interior do país, além de indicar locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Um pouco da história
Durante o período colonial, do século XVI ao XIX, a mão de obra utilizada era escrava por meio da exploração de homens e mulheres vindos da África, principalmente de Angola, também colônia portuguesa. Em terras brasileiras, os africanos desenvolveram técnicas de proteção contra a violência a que eram constantemente submetidos nos engenhos e, quando fugidos, pelos capitães do mato. Como a prática de luta era proibida pelos senhores, os escravos utilizaram os ritmos e os movimentos de danças que faziam parte de seu repertório e adaptaram-nos a um tipo de luta. Além de se preparem fisicamente para protegerem a si mesmos e aos seus, era uma forma de resistência cultural dos escravos brasileiros.
A capoeira era vista como uma dança violenta e subversiva e a polícia tinha orientação para prender aqueles que desobedecessem a proibição. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta ao presidente Getúlio Vargas, que gostou da arte e transformou a capoeira em esporte nacional brasileiro.
Principais características e benefícios
A capoeira possui três estilos, o mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira de Angola, com ritmo musical lento e golpes jogados mais baixos. O estilo regional com jogo rápido de movimentos ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos e sem acrobacias. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos.
O jogo de Angola é visto como não perigoso ou não elaborado, contudo ele se assemelha ao xadrez por sua complexidade. Seu domínio é complicado, envolvendo não só a parte mecânica do jogo, mas sutileza, dissimulação ou mesmo brincadeira para superar o oponente. A Regional apresenta jogo mais rápido, acrobático e atlético. Há muitos saltos, acrobacias, chute em rotação, rasteiras, cabeçadas e movimentos perto do solo.
O esporte melhora o condicionamento físico muscular e cardiovascular, a coordenação motora e a percepção de tempo e espaço, além de força, elasticidade e equilíbrio. O gasto calórico em 1 hora e meia de aula é de aproximadamente 1.000 Kcal.
Dicas e cuidados
• O treinamento da capoeira é intenso, por isso o trabalho cardiovascular é muito importante para aguentar o ritmo da luta. Fazer caminhadas ou praticar corridas melhora o rendimento físico.
• Na capoeira não há equipamento de segurança. Os capoeiristas usam uma calça solta, camiseta confortável e jogam descalços.
• Alongar os músculos antes e após a prática da luta é importante para evitar distensões e dores musculares.
Saiba mais
• Portal Capoeira: www.portalcapoeira.com.br
Consulte sempre o seu médico. É de fundamental importância certificar-se que você pode se exercitar sem riscos. Ele é o profissional adequado para orientá-lo quanto a melhor prática esportiva de acordo com seu perfil e objetivos de saúde.